
Após uma grande perda de peso, o excesso de pele pode ser uma realidade desafiadora. Nossas cirurgias plásticas são a solução para remover essa flacidez, remodelar seu corpo e complementar sua jornada de transformação, revelando a silhueta que você conquistou.
A cirurgia para excesso de pele, frequentemente chamada de cirurgia pós-bariátrica ou pós-grande perda de peso, é um conjunto de procedimentos cirúrgicos desenhados para remover o excesso de pele e gordura remanescente após uma significativa e estável perda de peso. Embora a perda de peso seja uma conquista notável para a saúde, a pele, que se esticou por anos, muitas vezes não consegue retrair-se completamente, resultando em dobras de pele flácida em várias partes do corpo. Essa condição pode causar desconforto físico (como assaduras, infecções, dificuldades de higiene), além de impactar a autoestima e a imagem corporal. As cirurgias mais comuns incluem: abdominoplastia circunferencial (contorno corporal total), lifting de braços (braquioplastia), lifting de coxas (cruroplastia) e lifting de mamas. O objetivo é remodelar o corpo, melhorando o contorno e proporcionando mais conforto e funcionalidade.
As cirurgias para excesso de pele são indicadas para indivíduos que:
Tiveram uma grande perda de peso (seja por cirurgia bariátrica ou por métodos convencionais) e mantiveram o peso estável por pelo menos 6 meses.
Apresentam excesso significativo de pele em regiões como abdômen, braços, coxas, mamas, costas e glúteos.
Sofrem com problemas físicos decorrentes do excesso de pele, como irritações cutâneas, infecções ou dificuldades de movimento.
Possuem boa saúde geral, sem condições médicas que possam comprometer a cirurgia ou a recuperação.
Têm expectativas realistas sobre os resultados, compreendendo que as cirurgias visam a melhoria do contorno e não a perfeição.
São não fumantes ou estão dispostos a parar de fumar.
Devido à natureza individual e à extensão do excesso de pele, as etapas variam dependendo da área(s) a ser(em) tratada(s). Geralmente, os procedimentos são realizados sob anestesia geral e podem envolver:
Abdominoplastia Circunferencial (Body Lift): Envolve incisões ao redor do tronco para remover o excesso de pele e gordura da parte inferior das costas, flancos, abdômen e glúteos, tensionando toda a região.
Braquioplastia (Lifting de Braços): Incisões são feitas na parte interna ou posterior do braço para remover o excesso de pele e gordura que se estende da axila ao cotovelo.
Cruroplastia (Lifting de Coxas): Incisões são feitas na virilha (e, em casos mais extensos, estendendo-se pela parte interna da coxa) para remover o excesso de pele e gordura das coxas.
Mastopexia (Lifting de Mamas): Para mulheres, reposiciona e remodela as mamas caídas, removendo o excesso de pele.
Torsoplastia (Lifting de Costas): Remove o excesso de pele e gordura da região superior e/ou inferior das costas.
Em todos os casos, a pele e os tecidos são levantados, o excesso é removido e as incisões são cuidadosamente fechadas. Drenos temporários podem ser inseridos para evitar o acúmulo de líquidos.
A recuperação é um processo gradual e, por vezes, complexo, especialmente se múltiplos procedimentos forem realizados.
Cintas e Malhas Compressivas: O uso de roupas de compressão é essencial nas áreas operadas para reduzir o inchaço e auxiliar na adaptação da pele aos novos contornos.
Dor e Inchaço: Dor, inchaço e hematomas são comuns. Analgésicos serão prescritos para controle da dor. O inchaço pode persistir por várias semanas ou meses.
Drenos: Se drenos forem colocados, eles serão removidos em poucos dias quando o volume de drenagem diminuir.
Mobilidade: Caminhadas leves são incentivadas para promover a circulação, mas atividades físicas intensas e levantamento de peso devem ser evitados por várias semanas ou meses.
Cuidado com as Incisões: Seguir rigorosamente as instruções de cuidado com as feridas para prevenir infecções e otimizar a cicatrização.
Drenagem Linfática: Sessões de drenagem linfática podem ser recomendadas para acelerar a redução do inchaço.
Os resultados das cirurgias para excesso de pele são transformadores e trazem uma melhora significativa no contorno corporal, na autoestima e na qualidade de vida. As áreas tratadas ficam mais firmes, com menos flacidez e dobras de pele. Embora as cicatrizes sejam inevitáveis e geralmente mais extensas devido à grande quantidade de pele removida, elas são estrategicamente posicionadas para serem o mais discretas possível (muitas vezes em dobras naturais do corpo ou onde possam ser cobertas por roupas). O resultado final se torna mais visível à medida que o inchaço diminui, o que pode levar vários meses. A manutenção de um peso estável e um estilo de vida saudável são cruciais para preservar os resultados a longo prazo.
Todas as cirurgias de excesso de pele podem ser feitas de uma vez só? Não necessariamente. Dependendo da extensão do excesso de pele e do estado de saúde do paciente, as cirurgias podem ser divididas em etapas para garantir a segurança e otimizar a recuperação.
As cicatrizes são muito grandes? Sim, as cicatrizes tendem a ser mais longas e visíveis do que em outras cirurgias plásticas devido à quantidade de pele removida. No entanto, são planejadas para serem discretas e escondidas sob a roupa.
Quanto tempo devo esperar para fazer a cirurgia após perder peso? Recomenda-se esperar pelo menos 6 meses após a estabilização do peso, garantindo que o corpo esteja totalmente adaptado à nova condição e que não haja mais grandes flutuações de peso.
Vou precisar de drenos após a cirurgia? Sim, é muito comum o uso de drenos para evitar o acúmulo de líquidos e seromas, especialmente em cirurgias de grande porte.
A cirurgia para excesso de pele também trata a gordura? Sim, a cirurgia remove o excesso de pele e também uma camada de gordura que está associada a essa pele flácida, contribuindo para um melhor contorno.
Conheça nosso programa de facilidades de pagamento para cirurgias plásticas.
Pronta para dar o primeiro passo em direção à sua transformação?